História do Dia das Bruxas
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
Eu, particularmente gostei de todos, cada um com o toque da marca, usando os elementos principais da data e além de algumas utilizar o humor, já que essa data é comemorada justamente para poder se divertir, sair pelas casas e pedir doces, se fantasiar e falar a famosa frase: "doçura ou travessura"?
Mas aqui no Brasil todos esquecem que nessa data, aqui é comemorado o dia do Saci, sim, aquele de uma perna só, se gosta de pregar peças nas pessoas e que no Sítio do Pica Pau Amarelo, foi bem lembrado, então para não deixar essa data importante para o Folclore brasileiro, o Mundo Meu não poderia deixar de comentar e deixar vocês informado!
Mas e aí, Doçura ou Travessura?
Nenhum comentário:
Postar um comentário